Whatsapp: (71) 997008746
CEO Salvador Shopping, Torre Nova Yorque SL 1801
Horário de funcionamento
Segunda à Sexta - 8:00 às 18:00
As Disfunções Temporomandibulares (DTMs) representam um conjunto de doenças que acometem a face, Articulação Temporomandibular (ATM), músculos do aparelho mastigatório e região crânio-cervical.
Estudos mostram uma prevalência que varia entre 50 a 60% de acometimento da população às DTMs, sendo mais frequente em mulheres e possível observarmos um percentual maior em momentos adversos como Pandemias. A cefaleia crônica se apresenta como um dos principais sintomas observados, sendo uma importante causa de internamento em emergências Hopitalares ou atendimento em consultórios de especialistas em Cirurgia Bucomaxilofacial.
Estudos apontam que as principais etiologias de DTMS apresentando cefaléias severas são aumento da ansiedade, stress e alteração do humor que são patologias emocionais muito observadas em momentos de Pandemia como esta que estamos enfrentando. Os pacientes podem apresentar, também, parafunções dos músculos mastigatórios tipo bruxismo e apertamento dentário que representam mais um fator de aumento das dores crânio-cervico-faciais.
“O tratamento deve sempre ser realizado após um correto diagnóstico e ser realizado por uma equipe multidisciplinar. Quanto mais precoce a avaliação, diagnóstico e tratamento maior chance de um resultado satisfatório“ afirma o especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial Dr. Delano Oliveira Souza.
Os tratamentos para disfunção Temporomandibular e Cefaléias crônicas podem variar desde medidas conservadoras clínicas medicamentosas, uso de dispositivos intra orais, fisioterapia, até tratamentos cirúrgicos abertos ou artroscópicos minimamente invasivos nas Articulações Temporomandibulares.